03/03/2016

Elas por Eles com Mano

José Soares da Silva Filho (Mano)
Tem licenciatura plena em História pela Universidade Regional do Cariri-URCA. É Professor, nasceu em Juazeiro do Norte-CE e reside no município de Santana do Cariri-CE.
ENTREVISTA nº 04
Lucélia Muniz - Dentro do contexto atual, na sua opinião, quais as principais conquistas alcançadas pelas mulheres?
Mano - Dentro de tudo que a sociedade preconizada para esse século viver, a mulher tem um papel fundamental, haja visto, que fora uma das primeiras a iniciar a luta pela igualdade de possuir direitos e não só deveres. Dentro os quais podemos citar o direito de voto, de poder trabalhar, exercer profissões nas mais diversas áreas, e ainda por cima, além de exercer qualquer tipo de profissão, se desdobrar para ser mãe, mulher, esposa e etc.

Lucélia Muniz - Em pleno século XXI, quais situações ainda são enfrentadas pelas mulheres? Seja na questão de gênero, na falta de políticas públicas e/ou no contexto socioeconômico.
Mano - Acredito que por mais conquistas que se relate, a mulher ainda é vista por muitos como sexo frágil e que ainda necessariamente não possa ser remunerada na mesma proporção que o homem, sem contar, que muitos ainda chegam a dividir papeis do tipo: “isto é função de homem, isto é função de mulher”. A violência que ainda é muito grande acaba por fazer da mulher uma refém constante de abusos das mais variadas formas e, impunemente, ainda anda muito longe de ter um fim, pois falta uma política pública verdadeira que atenda as reais necessidades não só da mulher, mas da sociedade como um todo.

Lucélia Muniz - E como a Educação pode ser usada como uma “arma” no combate a estas situações?
Mano - A Educação é o mecanismo de transformação da sociedade, e somente através da mesma, é que realmente conseguiremos anular os pensamentos e ações retrogradas a todo tipo de diferenciação, ação preconceituosa ou até mesmo clichês que referencia a diferença do sexo como um determinante numa sociedade em que a tecnologia é que realmente apontam quem são os melhores.
Fazendo referência ao grande Mestre Paulo Freire: se a Educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.

Lucélia Muniz - Neste Dia Internacional da Mulher, no mês de março, qual Mulher você gostaria de homenagear em nome de todas? Por que? 
Mano - Minha Mãe, por ser uma guerreira e está enfrentando e vencendo um câncer a quase 4 anos, e mesmo assim, nunca deixa de sorrir e viver, e mesmo com seu jeito meio explosivo de nos ensinar, soube nos educar muito bem.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!