12/10/2016

Porque toda criança merece um futuro melhor!

“Criança me lembra: cor, amor, arco-íris, rosas, doce de brigadeiro, tintas das cores: vermelha, laranja, azul, amarelo. Me lembra cachoeira, pássaros, dia de festa. Ser criança é estar de bem com a vida, é ter toda a energia do Universo em si.”

Neste dia 12 de outubro, comemoramos o dia das crianças, para além dos brinquedos, visita a parquinhos e comemorações na companhia dos pais, quero deixar aqui uma pequena reflexão.

Hoje quero sair com meus sobrinhos e poder me divertir e presenteá-los também, mas diante do contexto atual e de muitos problemas que ainda persistem em destruir a infância de muitos, sinto a necessidade de pensar que amanhã queremos para as nossas crianças.

Primeiro vem a educação que apesar de ser um direito essencial sabemos que no Brasil e até mesmo em outros países muitos ainda ficam a margem da possibilidade de alfabetizar-se e se quer chegam a frequentar uma escola.

Quanto a ideia de introduzir a criança no mundo adulto a qualquer custo, vejo isso como algo precoce que inviabiliza a vivência da infância. É como se queimássemos etapas de um processo e isso se reflete na vida adulta. Criança não é adulto! Criança é criança!

Quanto ao brincar, penso que o encantamento próprio desta fase de nossa vida, ajuda em muito no adulto que nos tornaremos. Deixa a criança brincar, imaginar e criar! Deixa ela ser criança!

De acordo com as estatísticas da ONG - Plan International Brasil – “Gravidez precoce, casamento na adolescência, abusos e interrupção dos estudos são apenas alguns dos problemas e riscos que meninas pobres de todo o Brasil enfrentam desde muito cedo”.
 
Esta ONG desenvolve uma Campanha intitulada Por Ser Menina para promover os direitos das meninas e fazer com que elas possam aprender, liderar, decidir e prosperar em todo o mundo! A campanha beneficia 4 milhões de meninas diretamente nos mais de 70 países onde a Organização está inserida.

E sobre manter a criança que existe em nós adultos sempre bem acordada, isso é de suma importância! Num mundo cheio de conflitos e desafios, acionar a criança que existe em cada um de nós pode tornar as coisas bem mais simples... afinal para uma criança a solução está bem diante dos olhos! Nós adultos é que complicamos as coisas demais!

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!